FUNDAÇÃO VALE ­ Geração de Trabalho e Renda

Geração de Trabalho
e Renda

Nossas iniciativas na área de Geração de Trabalho e Renda privilegiam o apoio ao empreendedorismo local, em especial os negócios sociais, as ações de apoio à agricultura familiar e projetos liderados por coletivos de mulheres (equidade de gênero). Todas as ações possuem como premissa o atendimento às necessidades, desejos e vocações locais.

As frentes de atuação de Geração de Trabalho e Renda

Apoio a Negócios Sociais

Esta frente incentiva e dá suporte a iniciativas de geração de trabalho e renda por meio do fortalecimento das atividades produtivas e do incremento da renda das comunidades locais.

fechar

A proposta é contribuir para o desenvolvimento das capacidades empreendedoras de cada região e acelerar atividades produtivas já existentes, atendendo aos anseios e necessidades das comunidades.

AGIR – Programa de Apoio à Geração e Incremento de Renda

Nesta frente de atuação, a área de Geração de Trabalho e Renda fomenta iniciativas de instituições e empreendedores locais

fechar

que resultam no fortalecimento das comunidades e no desenvolvimento dos territórios, por meio de mapeamentos das vocações produtivas dos municípios, da capacitação empreendedora e da promoção de ações sociais relacionadas ao incremento da renda familiar. O público-alvo do programa são associações, cooperativas, microempresas, grupos produtivos informais e empreendedores das áreas rurais e urbanas das comunidades onde a Vale atua.

Projetos de apoio à agricultura familiar

A Fundação Vale apoia o desenvolvimento de ações que beneficiem comunidades formadas por agricultores familiares, através de incentivo à diversidade de produção, agregação de valor e capacitações técnicas.

fechar

O trabalho se inicia com o mapeamento das demandas locais, de acordo com as vocações especificas das comunidades e respeitando boas praticas de produção. Em seguida, por meio de parceiros com comprovada expertise nos temas, são realizadas as ações no campo.

Destacam-se como atividades nesta temática: apoio à cooperativa de beneficiamento de castanhas em São Felix do Xingu; implantação de unidades familiares de produção de frangos na APA do Gelado (atividade alinhada com o ICMBio); Capacitações agropecuárias (produção de cacau e pecuária leiteira em Ourilândia do Norte e operação de equipamentos agrícolas em Canaã dos Carajás).

AGIR

Doceiras
de Tumiritinga

Fortalecimento da